Elaborar um fluxo de caixa de uma empresa é organizar todas as informações de entrada e saída de dinheiro. Sabendo como sua empresa funciona dentro de um período analisado, poderemos identificar qual foi o comportamento do caixa de sua empresa, com melhores e piores meses e maiores gastos.
O Fluxo de Caixa é a base para se apurar ponto de equilíbrio, sobra de caixa e pontos de redução de custos. É através dele que se percebe a saúde financeira da empresa, sendo possível planejar para evitar grandes despesas financeiras com juros e empréstimos, por exemplo.
A análise do seu fluxo de caixa nos dirá onde é possível reduzir e quais gastos poderão sumir ao devolvermos a saúde financeira para sua empresa.
Sabemos que para uma empresa funcionar é preciso que seus gestores deixem o dinheiro girando na empresa. Esse dinheiro que “não pode ser tirado” porque irá descapitalizar a empresa é conhecido como capital de giro. Conhecer o quanto se deve deixar na empresa para que ela se mantenha saudável, sem pagar juros e se ter muito dinheiro parado sem investir, é apurar a Necessidade de Capital de Giro.
Atentar-se a liquidez do negócio é cuidar para que não falte caixa para pagamento das principais obrigações através de uma provisão ou "uma reserva" para esse fim.
É ideal para empresas: